quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Leite Ninho e suas fases...


Confesse! Você também é da turma que só dá o leite da fase correta ao seu filho? Espero que reforce o meu time, pois sofro muito preconceito por aí!

As geracões anteriores, que não tinham a variedade de produtos que temos hoje à disposição, vivem me dizendo que quando eu era pequena tomava o leite normal e assim todas as gerações anteriores que a minha. E ainda complementam relembrando como crescemos fortes e saudáveis.

Tudo bem. Acredito e concordo. Porém os tempos mudam e as coisas evoluem. E nosso dever é acompanhar! Por isso, assumo: eu dou o leite da fase adequada a meus filhos. Então lá em casa tem a lata 1+ do pequeno e a lata 5+ do mais velho. E ainda tem o leite normal para os adultos! É um baita estoque!!

Meu marido também fica tirando sarro dizendo por aí que eu faço a troca das fases exatamente no dia do aniversário das crianças. Pura perturbação! Aconteceu apenas uma vez.... eu calculei quantas latas precisaria no último mês antes do meu filho completar 3 anos, para que a troca acontecesse perto do dia e assim ele ficasse empolgado. O boato que circula por aí é que eu joguei fora o resto da lata da fase anterior que não foi consumida até o dia do aniversário. Mas é tudo mentira!! Intriga da oposição! Sou certinha, mas não sou maluca!!

Sofri tanto preconceito que fui perguntar à Pediatra se era realmente indicado oferecer os leites das fases ou se podia passar de uma vez para o leite normal. E ela me orientou a usar o das fases, pois era enriquecido com cálcio, ferro, zinco e não sei quantas vitaminas, além de um tal de Prébio (combinação de fibras solúveis, proteínas, ácidos graxos essenciais e cálcio)... ufa!!

Coberta de argumentos, continuei com minhas milhões de latas estocadas e ainda sonho com o lançamento das latas para cada idade para piorar a confusão: 1+, 2+, 3+, 4+, 5+, ...



ATUALIZAÇÃO DO POST - MUDANÇA DE OPINIÃO (SET.2012)

Resolvi atualizar este post porque mudei de opinião! E não poderia deixar vocês de fora!! Escrevi um post mais atualizado com o tema "Enganação, não!" falando como somos enganadas por certos fabricantes, incluindo aí a Nestlé e seu Ninho Fases. O Ninho Fases não é leite, e sim, um "composto lácteo" cheio de açúcar para viciar nossas crianças.

Por favor, leiam o novo post completo e fiquem informados, pois esta é a nossa melhor arma contra as empresas que tentam nos enganar e a favor da boa alimentação infantil: http://www.maeparamaes.com/2012/09/somos-enganadas.html

40 comentários:

  1. Amiga,
    Você não é a única que sofre desse mal. Minha sogra também já cansou de me dizer que o leite é o mesmo, só muda a embalagem e o preço, claro. Mas, continuo com minhas duas fases, feliz e tendo consciência que é a melhor escolha para os meninos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Adorei o seu blog e fiquei um pouco orgulhoso disso. Nã sei porque.

    ResponderExcluir
  3. Ih, Jam. Por aqui sou das antigas. Leite Ninho instantâneo desde 1 ano por recomendação da pediatra. A quantidade de açúcar no fases é muito maior que a do instantâneo. Não sei porque meu pai e minha avó materna são diabéticos, mas sempre fui muito preocupada com a quantidade de açucar que minha filha come. Mais uma vez digo que o que importa é que os pais estejam tranquilos e seguros do caminho escolhido. Mesmo porque tanto seus meninos quanto minha mocinha estão se desenvolvendo perfeitamente!

    ResponderExcluir
  4. Jú, minha irmã médica já tinha me alertado sobre essa questão do açúcar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc experimentar, vai sentir que o instântaneo, é mais doce...

      Excluir
  5. Pois é. Sou tão encanada com essa coisa de açucar que descobri uma gelatina - que Laura adora - sem conservantes e corantes e sem muito açucar: Minha Gelatina. Tem de uva, abacaxi e morango. Sem grandes diferenças da normal.

    ResponderExcluir
  6. Jam,
    Eu tb uso leite de fases com meu pequeno principe e vou continuar usando até que a ultima exista. Acho muito importante que ele se desenvolva com as vitaminas, calcios, fibras na dose certa!! Estou super feliz com esse blog tenho certeza que vai ajudar a muitas maes de primeira viagem, como eu, com suas dicas!! Amei.
    Vou divulgar para minhas amigas. bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Lú!! Um beijo para o seu "pequeno príncipe".

    ResponderExcluir
  8. Jú, sabe que os meninos não conseguem comer gelatina? Vontade até eles têm, mas acho que ficam com nojo por ser molenga... mas soube que é bem saudável. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Jú!!
    Estou começando a dar o leite ninho 1+ pra minha bb so que ate agora nao achei o de 800 gramas em lata so de 400 alguma vez vc ja encontrou de 800 gramas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de 800g só vende no saco. Você pode usar para completar a lata. Beijos.

      Excluir
  10. Só um aviso o ninho fase nao é conciderado leite,esimum composto a base de leite e oleos.
    Enta cuidado ao substituir o leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charle, agradeço pelo seu aviso!! Já fiz essa descoberta também!! E estou preparando um novo post para alertar outras mães. Veja a matéria da Folha de SP: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1154020-procon-investiga-composto-lacteo-da-nestle-que-tem-cara-de-leite-e-deixa-pais-confusos.shtml
      Obrigada pela visita e pela dica!!

      Excluir
  11. Meu sobrinho ja tomar ninho fases 1 mais de 2anos, ele adora tomar todo o mingau mais ele não é de pegar peso,fico preocupada com minha irmã acho que o leite é fraco ,pois ele é um compsto,mais ja tentamos mudar para outros leites ate para o ninho imtregral, mais ele não toma o mingau,mau prova,fico imprssionada. Como não gosto de leite não provo o mingau para ver se o gosto é tão diferente,ja tentei mudar varias vezes,gostaria de ouvi sua opinião. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida leitora, sua irmã deve consultar um Pediatra. O que eu sei é que o Ninho Fases tem mais açúcar que o normal e por isso as crianças que experimentam o Fases tendem a rejeitar o normal depois. Boa sorte!!

      Excluir
    2. Uma dica: SUSTAGEN COM LEITE NINHO FASES...

      Excluir
  12. meu bebe tem um aninho, eu ja tentei varios leites para ele inclusive o Enfamil que foi receitado pelo pediatra, mas meu pequeno apesar de o Enfamil ter sido muito bom pro intestino dele que é extremamente preso, não quer mais saber desse Leite, tentei dar o leite de caixinha mas ele tambem não se deu ficou ainda mais preso! Esses dias ate chorei com ele porque o cocozinho ficou preso na metade do caminho e ele teve de fazer uma força tremenda pra expulsa-lo, meu pequeno sofreu muito ''(, Então conversando com meu marido ele sugeriu que descemos o ninho 1mais, só que estou com medo que ele fique ressecado ou não ganhe peso! ps: ''ele só toma o leite misturado com a polpa de uma fruta'' Gostaria muito da sua opinião a respeito, desde ja fico grata

    Att Érica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, não sou especialista e infelizmente não posso lhe ajudar. Melhor voltra ao Pediatra e conversar com ele sobre esses detalhes.
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Tenho uma dúvida sobre o ninho fases,posso fazer mingau com ele...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sugiro que consulte o pediatra para sanar suas dúvidas quanto à alimentação do bebê! Obrigada pela visita!!

      Excluir
  14. Olá, meu filho tem 2 anos e 3 meses, é um gigantinho de 99 cms, rss não tive leite materno, ele tomou nam até 1 ano e agora ninho 1+, perguntei a pediatra se poderia mudar? ela disse que sim, pq o fases é um complemento para crianças que pecam qto. a boa alimentação o que não é o caso do meu...porém como ainda por causa dos dentes ele dá uma oscilada não consigo trocar o leite, acho que vale a pena mesmo pq a diferença financeira é pouca além dos riscos aí dos leites de caixinhas d que estamos vendo por aí, os absurdos..bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga.... minha filha irá completar 5 meses no próximo dia 15, estou dando Aptamil AR, mas devido ao preço, minha sogra vive falando pro meu marido que tem outros leites para dar, e que tenho que dar o ninho fases, mas pesquisei, e esse leite só deve ser dado a partir de um ano e ela insiste que não, que tem a partir dos 3 meses, e ainda, que os filhos dela tomaram leite ninho normal, o comum, e que tenho que dar esse também, mas não concordo, penso como vc, acho que existe um tipo de leite para cada fase, se os mais velhos criaram os filhos deles ao seu modo, acho que não deveriam dar o pitaco na alimentação do filho da gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, a partir de 1 ano já pode ser dado o leite em pó normal. Não precisa dar o fases pois este tem mais açúcar. Mas o ideal é que converse com o pediatra. beijos.

      Excluir
  16. Jamile... seu blog é fantástico... amo... mas, se me permite, gostaria de deixar aqui um ALERTA! Ninho FASES é XAROPE DE MILHO.. olhem essa reportagem... http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1154020-procon-investiga-composto-lacteo-da-nestle-que-tem-cara-de-leite-e-deixa-pais-confusos.shtml
    Tenho tido várias descobertas no blog www.asdeliciasdodudu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissy, obrigada pelas dicas. Na verdade, mudei de opinião sobre o leite há algum tempo (veja nos comentários anteriores), mas não quis excluir o post. Vou acrescentar um parágrafo ao final esclarecendo essa questão. Obrigada!! Beijos.

      Excluir
  17. E qual o problema em ser composto lacteo. Nenhum. Essa materia que o Procon estaria investigando a Nestle é antiga e nao seu em nada. Tanto é que a Danone acabou d elançar outro composto, muito bom, com DHA e sem açucar. Existe o Enfagrow tb que é composto lacteo. na Europa dao composto lacteo ate 5 anos e o Brasil ta seguindo o mesmo caminho. Dou o Milnutri da Danone que é composto feliz por estar oferecendo um bom leite. O problema do Ninho é o açucar e o oleo d emilho que é transgenico e nao ter DHA. Quanto a ser composto lacteo nao ha nenhum problema!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van, agradeço pelos seus comentários. Temos muito a aprender! Beijos.

      Excluir
  18. olá ,minha filha acabou de completar 6 meses e não quer mais mama, so mama a noite ,então resolvi dar o leite ninho comum mais estou preocupada por que ja fez 3 dias que ela não faz coco,quero uma opinião sua que leite devo dar pois sou mamãe de primeira viagem me ajuda ,obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Você precisa obter uma avaliação do Pediatra! Beijos e boa sorte!

      Excluir
  19. Oi o leite milnutri e bom para fazer mingau? Minha filha tem 6 meses...

    ResponderExcluir
  20. Como as Empresas fazem tudo pra vender... a Danone agora lançou o Milnutri"dizendo" que não tem açucar, mas esquece de mencionar que tem Maltodextrina um carboidrato igual ao açúcar, ou seja xarope de milho, xaarope de glicose, maltodextrina, sacarose é tudo a mesma coisa... infelizmente os consumidores sao iludidos e acreditam q as Empresas querem o bem do consumidor. o ideal é leite comum integral.

    ResponderExcluir
  21. Ninho fases não é leite. É um composto alimentar que contém um pouco de leite.
    Comprem leite fluido, de qualidade, para seus filhos.
    Estes compostos não alimentam como o leite, fazem é engordar as crianças.

    ResponderExcluir
  22. meu bebe tem 5 meses e parou de mamar no peito com 4 meses.pois voltei ao trabalho mais cedo. dei para ele o ninho normal mas resecou ele mto entao passei a da o ninho fases 1 e agora ele faz coco normal e sem sofrimento. agora sair do trabalho mais ele nao quer mais peito fiquei mto triste,

    ResponderExcluir
  23. olá, meu filho fez 2 anos, que leite vc me indicaria? ele mama o ninho1+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sugiro que consulte o pediatra dele!! Beijos.

      Excluir
  24. Aqui é a comparação, minha sogra e minha cunhada fala porque dou ninho 1 e elas deram e dão leite de saquinho ...problema delas....O meu outro cunhado que tem uma bebezinha disse que o pediatra falo que não pode se dar leite de saquinho ou de vaca pra crianças...mais sim formulas e que ele vai dar esse pra bebe quando tiver 1 ano....

    ResponderExcluir
  25. Ola td bem? Minha filha d 2 anos e 8 meses sofre com intestino preso, a alimentaçao dela é regrada d bastante fibras ela toma bastante agua. Dou para ela leite d soja mas agora nem o leite de soja resolve mais, qual leite devo dar para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sugiro que consulte o pediatra!! Beijos.

      Excluir
  26. Ola minha filha esta tomando milnutri porém vou ter que mudar ela esta tendo diarréia e ja emagreceu..qual leite que poderia dar que ela volte a engordar. Estou preocupada e o pediatra diz que nao é o leite que da diarréia pode? Como não?

    ResponderExcluir